domingo, 22 de dezembro de 2013

O início de carreira - Nível Principiante

O Gran Turismo 6 usa um sistema de carreira algo diferente dos seus antecessores, atribuindo estrelas aos eventos, estrelas essas que limitam o acesso aos testes de Licenças de nível superior, Missões especiais e Coffee Breaks. Em cada corrida, a sua conclusão garante uma estrela, terminar no pódio outra estrela e apenas a vitória nos assegura a terceira estrela. A conquista das estrelas apenas ocorre uma vez, só adiantando repetir as corridas até conquistarmos a vitória e as três estrelas.
O que se mantém (a partir da actualização 1.02) é a recompensa por aceder ao jogo todos os dias, com um bónus em relação aos prémios conquistados, sendo que, a partir do 5º dia consecutivo, os créditos recebidos serão duplicados.
Por seu lado, acabaram os carros de prémio por conquista de campeonatos.
O jogo começa com uma espécie de Track-Day no traçado Indy de Brands-Hatch, sem nenhum objectivo ou prémio em especial, só uma pequena introdução ao jogo.
Outra novidade é que somos obrigados a comprar o Honda Fit RS '10, gastando 17 000 dos 30 000 créditos iniciais. Não há como evitá-lo, o jogo não permite qualquer outra opção que não a compra para se começar a jogar mas, pelo menos, podemos escolher a cor!
Esta é uma má notícia, a outra é que os Eventos Sazonais só estão disponíveis com a Licença Nacional B. As boas notícias são que o pequeno Honda é suficiente para as nossas primeiras corridas e que tão cedo não precisaremos de nos preocupar com créditos, quer para comprar carros, quer para melhoramentos, pelo que os 17 000 que saem do nosso saldo não nos farão nenhuma falta.

O primeiro passo, caso desejem, será fazer a mudança de óleo ao Honda, 250 créditos que nos darão mais alguns cavalos.
Avançamos então para a Taça Sunday, duas corridas em High Speed Ring e Autumn Ring Mini contra VW Lupo, Toyota Vitz (Yaris), Peugeot 106, Mazda Eunos (MX-5) e Nissan March (Micra).
Convém explicar que o jogo tem um sistema de Inteligência Artificial dos adversários virtuais que faz com que a sua rapidez se ajuste à do jogador e do carro que este está a utilizar. Ou seja, são relativamente fáceis de serem apanhados, mas após serem ultrapassados, a sua rapidez aumenta consideravelmente, dificultando a nossa vitória. Assim, só se o carro que utilizamos for claramente mais lento ou mais rápido do que o da concorrência é que esta espécie de "efeito concertina" não se verifica.
Conquistadas as seis estrelas da Taça Sunday é desbloqueada a Taça Amadora,  com três corridas em Brands Hatch Indy, Grand Valley East e Willow Springs. Os adversários correrão com modelos como Mazda Roadster (MX-5), BMW 120i, Toyota Vitz RS, Fiat 500, etc. É preciso algum cuidado nas provas de Grand Valley East e Willow Springs, uma vez que a última curva é bastante rápida em ambos os casos e alguns adversários terão carros com maior velocidade em recta, corremos o risco de ser surpreendidos em plena recta da meta, tirando isso, deverão ser vitórias relativamente fáceis.
Entretanto ficam desbloqueados os acessos aos testes da Licença Nacional B e Coffee Break. O Coffee Break é um mini jogo sem qualquer importãncia para o avanço do jogo e que não dá direito a outros prémios.
A Licença Nacional B, por outro lado, é essencial para o avanço no jogo, para podermos progredir das competições Principiante. Os testes são bastante acessíveis e a conquista da Licença traz como prémio o Gran Turismo Racing Kart Junior que iremos precisar um pouco mais à frente no jogo. Mas um esforço extra para conseguir Ouro em todos os testes é premiado com outro carro, o Alfa Romeo MiTo 1.4 T Sport '09, que é requerido, a esta data, para um Evento Sazonal com prémios em dinheiro bastante elevados.

Falta ainda o Campeonato Principiante com três provas, aos pontos, em Brands Hatch Indy, Autumn Ring e Brands Hatch GP. Caso se conquiste o campeonato mas não se conquistem vitórias em todas as corridas e consequentemente nos faltem estrelas para completar as 24 deste nível, a(s) prova(s) em falta pode(m/rão) ser disputadas isoladamente. E é essencial conquistarmos todas as estrelas, pois só assim recebemos o Renault Clio RS '11, igual ao que usamos logo no início do jogo e muito competitivo nas competições Nacional B.
Próximo passo: Iniciação aos Eventos Sazonais

Sem comentários:

Enviar um comentário